Dicas de Saúde Bucal

Dentistas em Campinas

Porque eu tenho sensibilidade nos dentes?...

O clareamento dental deixa os dentes mais sensíveis?...

Para colocar as lentes de contato dental é necessário desgastar os dentes?...

Vou sentir dor para fazer implante dental?... 

Essas e outras perguntas podem ser respondidas por nós, basta nos enviar sua dúvida!

Envie sua pergunta!

Deixe-me te mostrar como manter sua saúde bucal e ficar livre de problemas como: dentes desalinhados, falta de um ou mais dentes, manchas nos dentessensibilidade, entre outros.  Além disso, você receberá informativos de como manter uma vida saudável.

Dr. ARNALDO JAMARIQUELI
Mestre e Especialista

Como deve ser a higienização com Aparelho Ortodôntico Fixo?

Hoje vamos falar sobre um assunto bastante comum no consultório! 

 

Como deve ser a higienização com Aparelho Ortodôntico Fixo? 

Se a higiene bucal é super importante, as pessoas que fazem uso de aparelho fixo para correção dos dentes devem ter os cuidados redobrados. 


Aqui na Intégra Odontologia nós indicamos:

Escovas com "cerdas macias" pois são mais flexíveis e, assim, alcançam locais de difícil acesso, além de não machucar a gengiva; com "cabeça pequena" e com canaleta central para se encaixar e limpar adequadamente o aparelho( escova ortodôntica).

O "fio dental" é indispensável para adequada higiene.
Quem usa aparelho fixo sabe da dificuldade em passar o fio, então nossa dica a é o "Flosser Dental", confeccionado em material plástico com duas hastes e fio dental já encaixado(fotos demonstrativas acima), bastante eficiente e um grande aliado nestas e outras situações.

Destacamos a importância da Profilaxia Profissional a cada 4 meses, variando de indivíduo para indivíduo, independente do uso ou não de aparelho fixo.

Mau hálito atinge 40% da população mundial; saiba como tratar!

A halitose, mais conhecida como mau hálito, não é propriamente uma doença, mas um sinal de desequilíbrio no organismo. Quando observado esse sintoma, é possível agir com tratamento.

A halitose, mais conhecida como mau hálito, não é propriamente uma doença, mas um sinal de desequilíbrio no organismo. Quando observado esse sintoma, é possível agir com tratamento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial é acometida pela halitose.

O mau hálito geralmente é causado por questões da cavidade bucal, como as doenças da gengiva (gengivite ou periodontite) e a saburra lingual (língua branca). 

O incômodo também pode ser causado por fatores extrabucais, como cáseos amigdalianos (pequenos círculos brancos na garganta), jejum prolongado, ingestão de alimentos com odores, diabetes não compensado, hipoglicemia e alterações hepáticas ou intestinais.

A formação da placa bacteriana e os riscos de inflamação nas gengivas são impulsionados em casos de boca seca, situação que também pode mudar o odor do hálito, mais conhecida como xerostomia. O grande problema de ter a boca seca é que a saliva é importante para proteger a boca e ajudar na digestão, já que em sua composição existe uma série de enzimas, minerais e anticorpos.

A diminuição da saliva, causa indireta do mau hálito, ocorre por conta do estresse excessivo, por doenças autoimunes e por medicações que apresentam esse efeito colateral. Menor quantidade de saliva favorece a formação da saburra lingual e dos cáseos amigdalianos.

Cáseos amigdalianos
Placa Bacteriana

Principais causas da Hálitose:

Problemas Bucais

         • Cáries,

          Periodontite e Gengivite

          Má Higiene Bucal

Doenças de Origem Metabólica e Sistêmica

           • Diabetes e Enfermidades Febris,

           • Alterações Hormonais

           • Estresse

Doenças Respiratórias

           • Sinusite e Amidalite

Doenças Digestivas

           • Erupção Gástrica, Dispepsia, Neoplasias e Úlcera

Cuidados!

 • Usar fio dental e escovar os dentes e a língua 

 • Consultar o dentista regularmente

 • Ter uma dieta balanceada

 • Evitar o jejum prolongado

 • Controlar o estresse

10 segredos

que você não sabe sobre um

sorriso!

1. Melhora seu sistema imunológico! 

O sorriso muda a química do corpo e estimula o sistema imunológico! Aumenta a autoestima, diminui a frequência cardíaca, torna a respiração estável e relaxa o corpo. SORRIA SEMPRE!

 

2. Muda o seu humor

Psicólogos descobriram se você sorrir durante 60 segundos, não importa o quão falso ou forçado ele se sente, ele libera serotonina, que engana o corpo em fazer você se sentir feliz novamente.

 

3. Você sabia que quando sorrimos, reduzimos a pressão arterial?

Quando sorrimos, endorfinas são liberadas na corrente sanguínea e são responsável pela diminuição da pressão arterial. Pacientes que que foram monitorados apresentaram uma sensível queda da pressão arterial após períodos de sorrisos. 

A serotonina liberada após os nossos sorrisos faz com que você se sinta feliz e eleva seu estado de humor. SORRIA SEMPRE!

 

4. Dá uma elevação natural

Repensar dizer obrigado com chocolates. De acordo com a Fundação Britânica Dental Saúde, um sorriso amoroso pode produzir a mesma resposta emocional como comer 2.000 barras de chocolate!

 

5. Derrete corações

Vários estudos descobriram que um sorriso de longa latência (0.5s início) é visto como mais autêntica e gracioso, e é percebido como mais atraente, confiável e menos dominante.

 

6. Você vai ser lembrado

Piscar os brancos perolados na sua próxima entrevista. Se você está sorrindo, você é três vezes mais chances de ser lembrado que uma pessoa que está exibindo características negativas ou neutras.

 

7. Sorriso seu caminho para o sucesso

Pessoas que sorriem são mais propensos a conseguir uma promoção. Numerosos estudos descobriram um sorriso desempenha um papel importante no estereótipo de atratividade física. Além disso, a pesquisa psicológica mostrou que as pessoas atraentes são percebidos como mais bem sucedido, inteligente e amigável.

 

8. Quer parecer mais jovem, SORRIA!

Sorrir é um lifting natural! Ele estimula as células em sua pele e dá-lhe um brilho radiante. Na verdade, um estudo realizado pela New York University descobriu que 69 por cento das pessoas acham as mulheres mais atraentes quando sorriem do que quando estão usando maquiagem.

 

9. Você sabia que um simples sorriso aumenta sua expectativa de vida?

Quando você está sorrindo, é difícil não ser positivo. E uma atitude positiva definitivamente aumenta a expectativa de vida e o torna mais feliz. Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que pessoas mais felizes são menos propensas a desenvolverem problemas cardíacos.

 

10. Sorrindo e rindo reduzir o stress

Sorrindo relaxa os músculos faciais e acalma o sistema nervoso. Rir envia mais oxigênio para o cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias químicas do cérebro chamadas endorfinas. Estes produtos químicos nos ajudar a sentir positivo.

Como conquistar uma infância sem cáries?

O cuidado e o amor que as crianças recebem nos primeiros anos de vida são fundamentais para garantir seu completo desenvolvimento. Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), "esta etapa significa muito mais do que o tempo entre o nascimento e a idade adulta. Refere-se ao estado e condição da vida de uma criança, à qualidade desses anos". 

E a qualidade de vida das crianças depende em grande medida de sua saúde bucal, mas muitos pais não sabem disso.

 Na infância, uma das doenças infecciosas crônicas mais comuns é a cárie, que atualmente atinge entre 60% e 90% das crianças em idade escolar, adverte a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Para garantir que os pequenos receberão todo o cuidado e amor que precisam durante seu desenvolvimento, lhes brindamos com cinco dicas que ajudam a manter a saúde bucal impecável.


1. Mantenha uma dieta saudável com produtos lácteos, frutas e vegetais. Não abuse de doces ou produtos industrializados, que são a principal causa das doenças bucais, entre outros problemas sistêmicos.

2. Não deixe a criança dormir com a mamadeira, pois este hábito a deixa mais propensa a desenvolver cáries.

3. Inclua uma rotina de higiene bucal no dia-a-dia da criança, e lhes ensine desde cedo como escovar os dentes é bom e gostoso.

4. Leve as crianças ao dentista regularmente. Desta forma, a posição e a queda dos dentinhos serão monitoradas, e a possível aparição de cáries em crianças será controlada. 
5. Evite que a criança coma depois de escovar os dentes.Somente o consumo de água está liberado.

5 Alimentos que escurecem os dentes! 

Para evitar o escurecimento dos dentes,  não é necessário restringir a ingestão de todos esses alimentos: “Pode comer normalmente, mas depois sempre faça a escovação”.
Nós da Intégra Odontologia, recomendamos ainda que se não puder escovar os dentes no momento, faça um bochecho com água, pois ajuda a retirar o excesso do pigmento depositado nos dentes e como já mencionamos em nossa FanPage, “é até melhor escovar os dentes depois de 20 minutos da ingestão de algum alimento, porque a ação da saliva ajuda a realizar a remineralização dos dentes”. 

Creme dental, qual a quantidade correta?

Propagandas de cremes dentais, além de mostrar o produto, tem como função induzir o cliente a gastar mais do que o necessário. Visto que o ator  coloca uma linha inteira de creme dental na escova, em toda a extensão das suas cerdas.

Não é a quantidade de creme dental que fará que você tenha uma boa higienização de seus dentes; ao contrário, às vezes muito creme dental significa “mais espuma na boca da pessoa”, o que em muitas vezes faz com que o paciente cuspa a espuma e encerre a escovação. 

Em outras palavras, o excesso de creme dental além de gastar mais creme dental inutilmente, atrapalha a boa escovação dos dentes.

 

Então como fazer? Fácil!

Adulto: A quantidade ideal é semelhante a um grão de Feijão

Criança: A quantidade ideal é semelhante a um grão de arroz (Não cozido)

 

Isto já é mais que suficiente para uma boa escovação.

Qual o tempo correto para uma boa escovação?

Você sabe quanto tempo leva para escovar e passar o fio dental em todos os dentes corretamente?

20 Minutos!

Isso mesmo! 20 minutos é o tempo ideal para que possamos limpar todos os dentes, língua e bochechas. Só assim iremos prevenir os problemas de higienização bucal. 

Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

 

Não escove os dentes após as refeições!

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo.

Não podemos escovar os dentes logo após as refeições, devemos esperar pelo menos

30 minutos, pois esse é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.

Embora seja um hábito rotineiro em nossas vidas, podemos estar cometendo alguns erros com a nossa higienização bucal. Ao escovar os dentes logo após as refeições, estamos favorecendo a desmineralização do esmalte dental, pois o pH da boca está ácido e por isso, dependendo da força colocada na escova, poderá ocorrer o desgaste do dente.

 

Assim, devemos escovar os dentes com uma escova macia  aplicando uma leve força para não prejudicar a estrutura dental.

Como guardar as escovas de dentes?

Você sabe como guardar sua escova para evitar contaminações?

A escova de dente, após o uso, deve ser lavada e secada corretamente, em seguida, deve ser armazenada em ambiente seco e  em individual.  De preferência para  Porta Escova com entradas de ar para não favorecer o desenvolvimento de bactérias.    

CUIDADOS COM A ESCOVA

  • Lave as mãos antes de escovar os dentes

  • Depois de usar a escova de dentes lave-a com água

  • Bata para retirar o excesso de água

  • Pelo menos uma vez ao dia (à noite) borrife a área de cerdas com um antisséptico bucal.

  • Guarde-a na vertical em um porta-escova  aberto que impeça o contato das cerdas de escovas diferentes e longe de fontes de contaminação.

  • Se possível dentro do armário (de preferência que não seja abafado)

  • Trocar a escova, por uma nova pelo menos a cada três meses- recomendação da ADA (há casos que onde é necessário uma troca mais frequente- você pode enfatizar nesse momento).

  • Trocar de escova depois de um resfriado, dor de garganta, ou quando volta do hospital (jogue fora lá mesmo).

  • Para estojos de bolsa e viagem a troca deve ser mais frequente e sempre que possível, higienizar a escova, como recomendado acima e quando chegar ao destino tirar a escova do estojo. Higienizar novamente a escova e o estojo enxugar bem o estojo com papel.

 

Recomendações para o ambiente:

  • Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada quando não estiver em uso.

  • Prefira lixeiras com tampa e acionamento de pedal

 

Para não fazer:

  • NÃO Guardar a escova na horizontal – dentro da gaveta por exemplo. Além de se contaminar mais fácil com o ambiente dificulta a secagem das cerdas. É um problema para os inevitáveis estojos de viagem/ bolsa.

  • NÃO Usar uma toalha para secar as cerdas

  • NÃO Deixar sobre a pia

  • NÃO Utilizar copos para guardar mais de uma escova

  • NÃO Dar descarga no vaso sanitário depois do uso com a tampa aberta

 

Como guardar as escovas de dentes?

Você sabe porque devemos trocar a escova de dente?

A escova de dente é um local ideal para a proliferação de bactérias, visto ser um ambiente úmido e com restos alimentares quando não limpadas corretamente. Portanto é necessário trocar a escova a cada 3 meses ou após qualquer resfriado, pois dessa forma evitaremos a recontaminação e o agravamento do caso, podendo levar a outras doenças mais sérias como Pneumonia e Endocardite.

Trocar as escovas sempre que:

• As cerdas começarem a ficar curvadas, pois além de não limparem corretamente, podem acumular mais bactérias em sua cabeça.

• Passar por algum resfriado, gripe, infecção na boca ou dores de garganta.

• For submetido a cirurgias bucais, para evitar alguma possível contaminação.  

Entre em contato conosco para cuidarmos do seu Sorriso!

(19) 3254-0862

(19) 97102-2209

Se preferir, ligamos para você!