Bichectomia

EM CAMPINAS

Você vive mordendo a mucosa bucal por ter as bochechas grandes?

Você já sentiu isso? Então, imagine só…

Você começa a pesquisar sobre “maneiras de diminuir as bochechas” e encontra uma “cirurgia funcional estética” - chamada bichectomia – que vem sendo feita há bastante tempo por “famosas e celebridades”, prometendo reduzir o volume das bochechas!

Logo, você se surpreende…

A cirurgia de bichectomia existe, e pode ser a incrível solução para quem tem as bochechas grandes fazendo a retirada da gordura da bochecha!

Aqui na Intégra Odontologia, através de uma avaliação clínica criteriosa e um protocolo fotográfico, determinamos a melhor indicação da bichectomia para o seu caso. 

Aproveite também para conhecer mais sobre o Invisalign, aparelho ortodôntico digital que revolucionou a ortodontia!

 

Você sabe o que é Bichectomia?

Bichectomia é o nome dado à cirurgia para redução das bochechas, procurando afinar o rosto, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem as bochechas grandes ou volumosas. Na cirurgia é retirado o tecido adiposo que dá volume às bochechas, a chamada bola ou Gordura de Bichat.

O procedimento de remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha - tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público. 

A bola de Bichat ou “Buccal-fat-pad” ganhou este nome devido ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802), que descobriu que a estrutura é um tecido gorduroso localizado na região das bochechas. Sua função é pouco conhecida e acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varia com a oscilação de peso, por isso mesmo se tiver o peso ideal, o indivíduo pode ter o rosto arredondado.

Qual a indicação clínica para a Bichectomia?

Como já dissemos, algumas pessoas têm naturalmente a bochecha mais gordinha, sem que isso tenha muita relação com a pessoa estar acima do peso ou não.

Essas pessoas acabam tendo problemas na hora da mastigação e, devido a falta de espaço, acabam mordendo, frequentemente, a parte interior da bochecha.

A lesão repetida da parte interna da bochecha pode causar uma proliferação de bactérias causando mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva. Nesses pacientes, pode haver inclusive formação de caseos amigdalianos (bolinhas brancas que ficam coladas na garganta gerando mau hálito).

Se essas mordidas acontecem com você, saiba que a solução mais adequada para acabar com esse problema é a Bichectomia e ainda você ficará com um rosto muito mais harmônico sem o excesso de volume adiposo da bochecha.

Como é feita a cirurgia da bochecha?

É um procedimento relativamente rápido(apenas a cirurgia de bichectomia), seguro e praticamente indolor, o qual o paciente passa por uma anestesia local, uma pequena incisão("menor que 1cm") é realizada no interior da boca(não há cicatrizes externas ou perceptíveis), e depois é feita a retirada parcial das bolas de Bichat.

A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não há necessidade de retirada de pontos.

Esse procedimento irá acabar com as mordidas na bochecha e deixará seu rosto mais afinado.

Como é o Pré(Antes) e o Pós(Depois) da cirurgia?

No pré-operatório são exigidos os exames comprovando bom estado de saúde e se o cirurgião julgar necessário é também administrado uma medicação via oral.

Já no pós-operatório, é importante evitar o consumo de alimentos cítricos para que não ocorra um possível desconforto na região da cicatriz, e também é recomendado o uso de protetor solar, nunca se esquecendo da higienização sendo este um dos fatores mais importantes.

Em menos de uma semana já é possível retomar a rotina habitual. Apenas é indicado consultar o cirurgião para que ele avalie a possibilidade de voltar às atividades físicas.

A bichectomia é feita nos homens?

A redução das bochechas ou bichectomia no homem é muito procurada! 

Aliás…

Bichectomia em homens é muito comum! 

Porém, qualquer cirurgia que pode influenciar na estética do homem, tem suas particularidades e, com a bichectomia masculina, não é diferente. Devemos sempre estar atento para que os traços típicos do rosto masculino não sejam perdidos.

As bochechas podem voltar a crescer e aumentar de tamanho após a bichectomia?

A bola de Bichat é a última gordura do organismo a ser absorvida, em casos de perda de peso, ou seja, você pode perder peso mas as bochechas continuarão volumosas.

A tendência das bochechas de crescerem quando ocorre ganho de peso, diminui muito com o procedimento. Entretanto, em casos de grandes ganhos ponderais, elas podem aumentar de tamanho novamente.

A bichectomia envelhece? As bochechas podem ficar flácidas após a cirurgia?

Você já ouviu o MITO que a bichectomia envelhece?

Então…

Isso não é verdade!

A diminuição das bochechas é feita há muito tempo como procedimento acessório às cirurgias de lifting e rejuvenescimento facial. 

A gordura de Bichat não tem função estrutural ou de sustentação, pois é um tecido muito mole, sendo diferente dos demais compartimentos de gordura do rosto, cuja absorção causa o envelhecimento do rosto.

O fundamental é que o seu rosto seja avaliado de maneira completa e criteriosa.

Logo, a bichectomia pode rejuvenescer bastante o rosto em pacientes com muito excesso de papada ou bochechas.

O rosto pode voltar ao formato original após um tempo?

O resultado após a retirada da bola de Bichat é, na imensa maioria das vezes, definitivo.É muito raro que ocorra aumento da gordura após a sua retirada parcial.

A progressão do envelhecimento facial (impossível de ser parada com qualquer cirurgia) ou ganhos muito grandes de peso podem alterar um pouco o resultado com os anos.

A cirurgia de bichectomia dói? Como é o pós-operatório de bichectomia?

O maior desconforto no pós operatório é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 48 horas.

Para que serve a Bola de Bichat? Há problemas em retirar?

Você já reparou as bochechas dos recém-nascidos?

Já deve ter notado que são bastante redondas e volumosas. Isso é causado pela bola de Bichat.

Nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colabem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial.

Após a infância, a Gordura de Bichat não tem mais função fisiológica, podendo ser retirada sem problemas.

Como é a recuperação após a bichectomia? Quanto tempo de recuperação?

Nos primeiros 3 dias há bastante inchaço e algumas áreas podem ficar roxas.

Após 4-7 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico.

Atividades aeróbicas leves são liberadas após duas semanas e academia entre 3 e 4 semanas.

Quais os cuidados no pós-operatório da bichectomia?

Os principais cuidados pós-operatórios são:

• Evitar sol nas primeiras 4 semanas ou enquanto houverem áreas roxas

• Compressas geladas nos primeiros 3 dias

• Dieta liquida e pastosa nas primeiras 48 horas​​

Em quanto tempo posso notar o resultado após a bichectomia?

O resultado começa a ser notado após 3 semanas.

Durante esse período, o resultado é pouco percebido em função do inchaço. Após esse período, o rosto já começa a afinar e ficar mais definido, a partir daí os benefícios passam a ser evidentes.

O resultado final só pode ser avaliado após 6 meses da cirurgia.

Quais os riscos da bichectomia?

Existe o MITO de que a bichectomia é uma cirurgia perigosa e cheia de riscos.

Na verdade, o procedimento jamais deve ser banalizado por tratar-se de uma cirurgia como qualquer outra, tendo, assim, os mesmos riscos de qualquer procedimento cirúrgico.

Existem dois riscos específicos da redução das bochechas: lesão dos ramos bucais no nervo facial (que movimentam a boca) e do ducto parotídio (que leva a saliva para a boca).

Esses dois acontecimentos podem ser diminuídos a praticamente zero, quando a cirugia é feita por um cirurgião com experiência, sendo usada uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e delicada.

Os ramos bucais que podem sofrer alterações, não são ramos únicos do nervo facial, sendo assim, na ocorrência de algum imprevisto, a boca na grande maioria das vezes, acaba sofrendo reinervação de outros ramos, voltando ao normal.

A cirurgia atrapalha na mastigação?

Não. A redução das bochechas traz, inclusive, melhora funcional, para quem está sempre “mordendo as bochechas” em função do aumento da Gordura de Bichat.

Qual o preço da bichectomia?

O valor da bichectomia poderá variar dependendo das necessidades de cada paciente.

É claro que o preço da bichectomia tem uma média de valor, entretanto a divulgação do preço de qualquer procedimento não é permitida sem uma avaliação formal do paciente.

A melhor maneira de saber quanto custa uma bichectomia, para o seu caso, é agendar uma consulta de avaliação.

Ficou com alguma Dúvida?

Entre em contato conosco e veja como

podemos fazer a diferença em sua vida!

Entre em contato conosco para cuidarmos do seu Sorriso!

(19) 3254-0862

(19) 97102-2209

Se preferir, ligamos para você!