Bichectomia
EM CAMPINAS
Você vive mordendo a mucosa bucal por ter as bochechas grandes?
Você já sentiu isso? Então, imagine só…
Você começa a pesquisar sobre “maneiras de diminuir as bochechas” e encontra uma “cirurgia funcional estética” - chamada bichectomia – que vem sendo feita há bastante tempo por “famosas e celebridades”, prometendo reduzir o volume das bochechas!
Logo, você se surpreende…
A cirurgia de bichectomia existe, e pode ser a incrível solução para quem tem as bochechas grandes fazendo a retirada da gordura da bochecha!
Aqui na Intégra Odontologia, através de uma avaliação clínica criteriosa e um protocolo fotográfico, determinamos a melhor indicação da bichectomia para o seu caso.
Aproveite também para conhecer mais sobre o Invisalign, aparelho ortodôntico digital que revolucionou a ortodontia!
Você sabe o que é Bichectomia?
Bichectomia é o nome dado à cirurgia para redução das bochechas, procurando afinar o rosto, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem as bochechas grandes ou volumosas. Na cirurgia é retirado o tecido adiposo que dá volume às bochechas, a chamada bola ou Gordura de Bichat.
O procedimento de remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha - tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público.
A bola de Bichat ou “Buccal-fat-pad” ganhou este nome devido ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802), que descobriu que a estrutura é um tecido gorduroso localizado na região das bochechas. Sua função é pouco conhecida e acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varia com a oscilação de peso, por isso mesmo se tiver o peso ideal, o indivíduo pode ter o rosto arredondado.
Qual a indicação clínica para a Bichectomia?
Como já dissemos, algumas pessoas têm naturalmente a bochecha mais gordinha, sem que isso tenha muita relação com a pessoa estar acima do peso ou não.
Essas pessoas acabam tendo problemas na hora da mastigação e, devido a falta de espaço, acabam mordendo, frequentemente, a parte interior da bochecha.
A lesão repetida da parte interna da bochecha pode causar uma proliferação de bactérias causando mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva. Nesses pacientes, pode haver inclusive formação de caseos amigdalianos (bolinhas brancas que ficam coladas na garganta gerando mau hálito).
Se essas mordidas acontecem com você, saiba que a solução mais adequada para acabar com esse problema é a Bichectomia e ainda você ficará com um rosto muito mais harmônico sem o excesso de volume adiposo da bochecha.
Como é feita a cirurgia da bochecha?
É um procedimento relativamente rápido(apenas a cirurgia de bichectomia), seguro e praticamente indolor, o qual o paciente passa por uma anestesia local, uma pequena incisão("menor que 1cm") é realizada no interior da boca(não há cicatrizes externas ou perceptíveis), e depois é feita a retirada parcial das bolas de Bichat.
A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não há necessidade de retirada de pontos.
Esse procedimento irá acabar com as mordidas na bochecha e deixará seu rosto mais afinado.
Como é o Pré(Antes) e o Pós(Depois) da cirurgia?
No pré-operatório são exigidos os exames comprovando bom estado de saúde e se o cirurgião julgar necessário é também administrado uma medicação via oral.
Já no pós-operatório, é importante evitar o consumo de alimentos cítricos para que não ocorra um possível desconforto na região da cicatriz, e também é recomendado o uso de protetor solar, nunca se esquecendo da higienização sendo este um dos fatores mais importantes.
Em menos de uma semana já é possível retomar a rotina habitual. Apenas é indicado consultar o cirurgião para que ele avalie a possibilidade de voltar às atividades físicas.
A bichectomia é feita nos homens?
A redução das bochechas ou bichectomia no homem é muito procurada!
Aliás…
Bichectomia em homens é muito comum!
Porém, qualquer cirurgia que pode influenciar na estética do homem, tem suas particularidades e, com a bichectomia masculina, não é diferente. Devemos sempre estar atento para que os traços típicos do rosto masculino não sejam perdidos.
As bochechas podem voltar a crescer e aumentar de tamanho após a bichectomia?
A bola de Bichat é a última gordura do organismo a ser absorvida, em casos de perda de peso, ou seja, você pode perder peso mas as bochechas continuarão volumosas.
A tendência das bochechas de crescerem quando ocorre ganho de peso, diminui muito com o procedimento. Entretanto, em casos de grandes ganhos ponderais, elas podem aumentar de tamanho novamente.
A bichectomia envelhece? As bochechas podem ficar flácidas após a cirurgia?
Você já ouviu o MITO que a bichectomia envelhece?
Então…
Isso não é verdade!
A diminuição das bochechas é feita há muito tempo como procedimento acessório às cirurgias de lifting e rejuvenescimento facial.
A gordura de Bichat não tem função estrutural ou de sustentação, pois é um tecido muito mole, sendo diferente dos demais compartimentos de gordura do rosto, cuja absorção causa o envelhecimento do rosto.
O fundamental é que o seu rosto seja avaliado de maneira completa e criteriosa.
Logo, a bichectomia pode rejuvenescer bastante o rosto em pacientes com muito excesso de papada ou bochechas.
O rosto pode voltar ao formato original após um tempo?
O resultado após a retirada da bola de Bichat é, na imensa maioria das vezes, definitivo.É muito raro que ocorra aumento da gordura após a sua retirada parcial.
A progressão do envelhecimento facial (impossível de ser parada com qualquer cirurgia) ou ganhos muito grandes de peso podem alterar um pouco o resultado com os anos.
A cirurgia de bichectomia dói? Como é o pós-operatório de bichectomia?
O maior desconforto no pós operatório é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 48 horas.
Para que serve a Bola de Bichat? Há problemas em retirar?
Você já reparou as bochechas dos recém-nascidos?
Já deve ter notado que são bastante redondas e volumosas. Isso é causado pela bola de Bichat.
Nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colabem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial.
Após a infância, a Gordura de Bichat não tem mais função fisiológica, podendo ser retirada sem problemas.
Como é a recuperação após a bichectomia? Quanto tempo de recuperação?
Nos primeiros 3 dias há bastante inchaço e algumas áreas podem ficar roxas.
Após 4-7 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico.
Atividades aeróbicas leves são liberadas após duas semanas e academia entre 3 e 4 semanas.
Quais os cuidados no pós-operatório da bichectomia?
Os principais cuidados pós-operatórios são:
• Evitar sol nas primeiras 4 semanas ou enquanto houverem áreas roxas
• Compressas geladas nos primeiros 3 dias
• Dieta liquida e pastosa nas primeiras 48 horas
Em quanto tempo posso notar o resultado após a bichectomia?
O resultado começa a ser notado após 3 semanas.
Durante esse período, o resultado é pouco percebido em função do inchaço. Após esse período, o rosto já começa a afinar e ficar mais definido, a partir daí os benefícios passam a ser evidentes.
O resultado final só pode ser avaliado após 6 meses da cirurgia.
Quais os riscos da bichectomia?
Existe o MITO de que a bichectomia é uma cirurgia perigosa e cheia de riscos.
Na verdade, o procedimento jamais deve ser banalizado por tratar-se de uma cirurgia como qualquer outra, tendo, assim, os mesmos riscos de qualquer procedimento cirúrgico.
Existem dois riscos específicos da redução das bochechas: lesão dos ramos bucais no nervo facial (que movimentam a boca) e do ducto parotídio (que leva a saliva para a boca).
Esses dois acontecimentos podem ser diminuídos a praticamente zero, quando a cirugia é feita por um cirurgião com experiência, sendo usada uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e delicada.
Os ramos bucais que podem sofrer alterações, não são ramos únicos do nervo facial, sendo assim, na ocorrência de algum imprevisto, a boca na grande maioria das vezes, acaba sofrendo reinervação de outros ramos, voltando ao normal.