Tratamento de Bruxismo e D-ATM

em Campinas 

D-ATM, ou Disfunção da Articulação TemporoMandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.

 

Quais os sintomas da D-ATM?

Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM

• Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;

Flacidez dos músculos da mandíbula;

Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

 

Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Aqui na Intégra Odontologia, iremos avaliar sua história médica e dentária completa através de exames clínicos e de radiografias adequadas, para chegarmos em um diagnóstico preciso.

 

Como tratar a D-ATM?

Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Tais como:

Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;

Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou "splint". Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;

Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula;

Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.

A Integra Odontologia oferece estes tratamentos, para mais informações ligue (19) 3254-0862, ou se preferir, 

fale conosco pelo whatsapp 

(19) 9 7102-2209 ou

marque sua consulta clicando aqui!

O que é Bruxismo e como tratar? 

O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.

É necessário determinar a causa do problema e só então recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono.

Além disso, o estresse está diretamente relacionado com o nível de bruxismo. Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool no período noturno. Evite mastigar com muita força e faça exercícios para relaxar os músculos maxilares durante o dia. Se seu caso dor de um bruxismo for mais severo, podemos recomendar o uso de placa oclusal, e medicamentos para que você relaxe ou durma melhor. 

Porque o Bruxismo ocorre?

O Bruxismo é multifatorial, mas o estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia-a-dia, aumenta sua incidência. O estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos. Os fatores internos podem ser os alimentos que você consome, seu nível de preparo físico, sua estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e o número de horas que você dorme todas as noites. Os fatores externos relacionados com o estresse psicológico têm a ver com o ambiente em que você vive, sua interação com as pessoas quando está em casa e a maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia.

Quais os sintomas do Bruxismo?

As consequências do bruxismo são:

  • Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;

  • Quebra dos dentes e próteses;

  • Sensibilidade dentinária;

  • Dor e mobilidade dos dentes;

  • Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;

  • Dor de cabeça;

  • Fadiga facial geral;

  • Dor na articulação temporomandibular

  • Cansaço ao acordar, isso devido à noites mal dormidas.

Não fique com dor, entre em contato conosco para resolver seu problema!

(19) 3254-0862

(19) 97102-2209

Se preferir, ligamos para você!