Tratamento Periodontal

PERIODONTIA EM CAMPINAS

"Doença da Gengiva"

    É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).  

    A falta de cuidados bucais pode repercutir em muitas complicações para seus dentes e boca. A doença periodontal é uma das maiores inimigas neste assunto. Responsável por grande parte da perda dentária, ela continua sendo um incômodo constante no universo bucal de muitas pessoas criando uma série de problemas. Entre eles está o sangramento gengival, a perda óssea e, por consequência, a queda do dente afetado.

    Doenças periodontais causam sérios danos à saúde bucal e ao organismo. Podemos citar como um problema local a  perda dos dentes e como um problema sistêmico, de acordo com o INCOR, aumenta os riscos de infarto e endocardites bacterianas. Os problemas começam com o acúmulo de placa bacteriana/tártaro, que pode provocar gengivite e/ou atingir áreas mais profundas, infectando o tecido ósseo e os ligamentos

 

O que é Periodontite ou Doença Gengival?

 É a doença que afeta a estrutura de suporte do dente e, normalmente, surge por conta do acúmulo de tártaro que se forma a partir das placas bacterianas, reflexo de uma higiene bucal incorreta e da ausência nas visitas ao dentista. Por isso é tão importante aprender a utilizar todas as ferramentas para combater a periodontite, como a escova, o fio dental e ir ao dentista regularmente. 

Esses problemas são tão graves que podem levar a perda de todos os elementos dentais, pois os dentes ficam moles e caem, promovendo assim problemas com o sistema digestivo também, acarretando uma menor absorção de nutrientes, o que com o passar dos anos pode favorecer o desenvolvimento de outros problemas sistêmicos. 

  Inicial  
 Moderada
Avançada
PERIODONTITE

Doença Periodontal tem cura?

As pesquisas têm mostrado que o tratamento das doenças periodontais é possível e tem cura. O tratamento começa com a remoção cuidadosa das placas bacterianas/tártaros, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada. O segundo passo é informar e orientar o paciente na sua higienização diária, para que a doença periodontal(doença da gengiva) seja controlada. 

Para completar esse “resgate” da saúde das gengivas e de seus sistemas, se inicia o programa de manutenção preventiva, com consultas periódicas em intervalos de dois a seis meses de acordo com cada caso.

Marque sua consulta aqui e veja como podemos ajudar você.

Quais são os tipos de Tratamento Gengival?

O tratamento consiste em três fases:

Terapia Básica Periodontal: é a raspagem propriamente dita, que ocorre após ser ensinados Técnicas de higienização para que o paciente colabore com o tratamento. Tem como objetivo a remoção dos tártaros ou cálculos aderidos à superfície dentária, além da descontaminação da superfície radicular, removendo toxinas prejudiciais ao periodonto. A remoção mecânica dos cálculos pode ser feita através de instrumentos manuais, como as curetas e o raspadores, ou através de instrumentos ultrassônicos (ultrassom odontológico).

Aqui na Integra Odontologia, nós utilizamos a "Técnica Full Mouth Disinfection", ou seja, "Desinfecção da Boca Toda" com auxílio de Ultrassom, removemos praticamente todos os tártaros ou cálculos em um período de 24 horas, pois atualmente se sabe que esta é a forma mais eficaz de se tratar a doença.

Terapia Cirúrgica: Necessária apenas para remoção de tártaros muito profundos, pois nestes casos são realizadas cirurgias que tem como objetivo expor as superfícies das raízes dos dentes para proporcionar uma melhor raspagem.

Terapia Periodontal de Suporte(TPS): Para se evitar que a doença retorne é fundamental que o paciente faça a Terapia Periodontal de Suporte, que nada mais é do que a consulta de manutenção, geralmente realizada de 6 em 6 meses, mas em alguns casos, o paciente pode ser marcado de 4 em 4 meses. Em outros casos o uso de antibióticos se faz necessário para exterminar as bactérias causadoras da periodontite.

O que é Tártaro ou Cálculo Dental?

Quais são os sintomas da

Doença Periodontal?

• Sangramento na gengiva;
• Inchaço na gengiva;
• Gengiva avermelhada ou aspecto arroxeado;
• Retração gengival;
• Retenção de alimento;
• Mau hálito;
• Mobilidade dos dentes.

O que é Gengivite?

Doença Periodontal e Diabetes!

Segundo pesquisas científicas, pacientes portadores de Diabetes tem maior suscetibilidade à Doença Periodontal. Portanto é importante enfatizar a necessidade de reduzir a presença de bactérias e eliminar o biofilme dental. Devemos nos concentrar na prevenção de doenças periodontais e inflamação bucal, no caso das complicações associadas com o diabetes, pois como sabemos, a ameaça bacteriana é um fator de risco na gengivite, mesmo entre diabéticos saudáveis com bom controle da doença, os pacientes devem ser incentivados a usar fio de dental regularmente e escovar os dentes com um creme dental com flúor que oferece proteção antibacteriana. 

Cuide da doença gengival o quanto antes!

Para nós,  cuidar da saúde bucal é oferecer qualidade de vida ao paciente. E a manutenção preventiva oferecida por nossa clínica está diretamente ligada à estética. Por isso, a periodontia é o ponto de partida para qualquer tratamento realizado na Intégra Odontologia. 

O periodontista, especialista em gengiva, é também a responsável pela plástica gengival. Por meio de microcirurgia, técnica minimamente invasiva, o excesso de gengiva é retirado para dar mais beleza ao sorriso ou feito enxerto nos casos de raízes expostas.

Entre em contato conosco para cuidarmos do seu Sorriso!

(19) 3254-0862

(19) 97102-2209

Se preferir, ligamos para você!