• Intégra Odontologia

Você sabe qual é a relação entre Alzheimer e sono?

Noites mal dormidas podem gerar problemas para toda a vida!

A lembrança faz com que a felicidade volte a qualquer momento!


Dificuldade para pegar no sono, passar a noite acordado e dormir muito durante o dia podem ser sintomas do mal de Alzheimer. Isso porque a doença causa a atrofia da parte do cérebro que controla a temperatura do corpo e a produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir, o que estabelece uma ligação direta entre Alzheimer e sono. Aproximadamente 87% dos pacientes com Alzheimer sofre de Distúrbios do Sono.


Um estudo feito no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e publicado em abril de 2018 na revista Proceedings Of The National Academy Of Sciences traz um alerta em relação a este comportamento: dormir mal aumenta proteínas associadas ao Alzheimer no corpo.


Durante o sono é feita uma limpeza de substâncias ruins no cérebro. O sistema glinfático é o responsável por essa limpeza. Portanto, se o sono não é bom, há menos faxina e mais acúmulo de toxinas. Em alguns casos, o paciente até dorme durante horas, mas sem um descanso efetivo devido a Apneia do Sono.


A curto prazo, a falta de sono provoca falha de memória, afeta a capacidade de julgamento e traz problemas de cognição que aumentam o risco de acidentes e atrapalham o desempenho. Quando a privação é crônica, piora todo esse quadro, aumenta mortalidade, doenças cardiovasculares e risco de desenvolver demência.


Não há mais dúvidas de que o sono não é luxo, é essencial para a saúde de todo e qualquer indivíduo.



#infarto #apneiadosono #apneia #hipertensãoarterial #mortesubita #odontologiadosono #ronco #roncar #comodormirmelhor #comopararderoncar #campinassp #rotinadascrianças #vidamoderna #osonodascrianças #sono #clinicaodontológicacampinas #ronco #dentistacampinas #apneiadosono #crianças #vidamoderna #alzheimer #maldealzheimer

10 visualizações

Se preferir, ligamos para você!