• Intégra Odontologia

Aparelhos Metálicos X Invisalign

Descubra as diferenças e como escolher o melhor para você!



Um sorriso bonito é o desejo de muitos dos pacientes ao redor do mundo. Além de questões estéticas e da busca por uma maior confiança no dia a dia, o uso de aparelhos ortodônticos é uma necessidade funcional que melhora a saúde e a vida em todos os aspectos. Além dos aparelhos metálicos convencionais, os pacientes tem a opção de iniciar seu tratamento com um alinhador transparente.


A grande diferença entre esses dois tipos de tratamento é que os alinhadores são removíveis e transparentes, portanto super estéticos e individuais, feitos sob medida para cada paciente. Já no aparelho metálico, os braquetes são colados nos dentes para movimentar os dentes através de fios metálicos e elásticos.


Diante de tudo isso, muitos pacientes podem se perguntar: qual aparelho devo escolher para meu tratamento ortodôntico? Dai a necessidade de manter-se bem informado para que você possa entender melhor como funcionam os diferentes tratamentos disponíveis no mercado de odontologia.


Pensando nisso, no post de hoje, nós vamos explicar para nossos leitores quais as principais diferenças entre os aparelhos fixos metálicos e os alinhadores transparentes. Vamos lá?

Como funcionam os alinhadores transparentes invisalign?

Os alinhadores transparentes revolucionaram a ortodontia moderna e se tornaram a melhor opção para quem busca alinhar os seus dentes.


Os alinhadores transparentes invisalign são produzidos a partir de materiais especiais de alta tecnologia. Funcionando como um aparelho tradicional, eles também têm como objetivo alinhar imperfeições no sorriso, mas, ao invés de serem fixos, os alinhadores contam com placas que cobrem os dentes, proporcionando assim, maior conforto e facilitando a higienização dental, além de serem praticamente imperceptíveis.

Não à toa, como vimos no início deste artigo, os alinhadores transparentes são muito procurados pela população adulta, que deseja corrigir problemas no alinhamento dental, sem precisar ter impactos estéticos ou na praticidade do seu dia a dia.


Removíveis e confortáveis, os alinhadores transparentes possuem espessura de apenas 0,75mm e não impõem qualquer restrição alimentar para os pacientes, uma vez que ele pode ser removido para a realização das refeições. Além disso, os alinhadores invisalign são trocados em um período curto de tempo, evitando assim, que eles escureçam ao longo do tratamento.


Os alinhadores transparentes são um dos avanços da inteligência artificial e da tecnologia digital 3D, que faz uso de ferramentas como o scanner intra oral e simuladores 3D para desenvolver alinhadores transparentes, de modo rápido, eficaz e preciso.


Na Intégra Odontologia, nós utilizamos o melhor alinhador do Mundo, pois o Invisalign já tratou mais de 10 milhões de casos ao redor do mundo e a grande experiência clínica da nossa especialista Dr. Marcela Santi, associada à inteligência artificial da empresa americana Align Tecnology garante um tratamento mais rápido e seguro.


Como funcionam os aparelhos fixos?

Os aparelhos fixos metálicos são os tipos mais comuns e antigos de aparelhos utilizados para corrigir problemas de alinhamento dental.


Os aparelhos fixos metálicos necessitam de manutenção mensal para direcionar e regular a movimentação dos dentes para a posição correta: ou seja, para obter um bom resultado é fundamental que o paciente vá ao dentista mensalmente, se alimente com cuidado para não quebrar os braquetes e mantenha a higiene impecável para não ter cárie e nem problemas gengivais.

Os aparelhos fixos são compostos por peças conhecidas como bráquetes metálicos ou cerâmicos que ficam colados aos dentes e por um arco metálico que serve de guia para a correção dos problemas de alinhamento.

Existem dois tipos de aparelhos metálicos fixos:

Os tradicionais – O fio metálico e fixado através das famosas borrachinhas.

Os autoligados – O fio metálico e fixado por encaixes no próprio braquete, dispensando o uso de borrachinhas.


Entenda agora as principais diferenças entre esses tratamentos?

Para lhe ajudar a entender melhor como funcionam os alinhadores transparentes e os aparelhos fixos, preparamos um quadro com as principais diferenças entre estes tratamentos. Confiram



Espero que tenha gostado do post de hoje? Acompanhe nosso blog e tire outras dúvidas sobre tratamentos odontológicos!


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo