• Intégra Odontologia

Tecnologia digital na Odontologia

São mais de 8 milhões de pacientes tratados no mundo com o aparelho invisalign!

Muito além da estética, os dentes desalinhados podem ocasionar problemas de mordida, desgaste dental, na mastigação e também na saúde geral, como problemas respiratórios e endócrinos.

A boa notícia, para os que não querem usar aparelhos fixos e/ou metálicos é que hoje, com o avanço da tecnologia, surgiram alternativas, como os alinhadores transparentes, chamados Invisalign, que virou tendência mundial na ortodontia e é a alternativa mais moderna, sofisticada e atual para corrigir o sorriso, na qual o próprio ortodontista, por meio de uma plataforma virtual, pode montar o planejamento do tratamento de cada paciente. 

O Invisalign foi criado e desenvolvido no Vale do Silício (EUA) pela empresa Norte-Americana Align Tecnology e agora já esta presente e com futuras instalações no Brasil. Ao longo dos anos, a empresa, pioneira no ramo e mundialmente consolidada, vem aprimorando e desenvolvendo novas técnicas para avançar ainda mais nos quesitos eficácia e eficiência na área da ortodontia. Os alinhadores invisalign já ajudaram 8 milhões de pacientes pelo mundo.

Os alinhadores já são responsáveis por mais de 50% dos tratamentos ortodônticos e estudos apontam que os tratamentos com os alinhadores transparentes podem ser até 60% mais ágeis em comparação ao uso dos aparelhos tradicionais. Outro fator importante é o tempo diminuído do tratamento, além de práticos, ajudam a melhorar a autoestima e não alteram o dia a dia daqueles que o utilizam.

Como funciona na prática

O primeiro passo para usar o invisalign é fazer uma avaliação, pois é necessário fazer um escaneamento do sorriso do paciente. Isso permite ter uma prévia do resultado e ainda ter uma visão geral do tratamento.

"O planejamento virtual facilita para um planejamento preciso, pois podemos controlar através de software a posição dos dentes e conhecer as necessidades do paciente ao longo do tratamento.” explica a especialista Dra. Marcela Santi.

Após a avaliação e o planejamento virtual, os exames são encaminhados para a produção dos alinhadores invisíveis. São feitos sob medida para cada caso e o número de alinhadores depende muito da má oclusão de cada paciente.

A troca dos alinhadores será a cada 10 dias, mas pode variar entre 7 e 14 dias dependendo de cada caso.

Como o Invisalign pode ajudar no tratamento de crianças e adolescentes?

Além dos adultos, muitas crianças começam a usar desde cedo aparelhos ortodônticos com o objetivo de terem um sorriso saudável. No entanto, os fios metálicos e os bráquetes podem assustar os pequenos e se tornar um incômodo. A novidade é que já existe no mercado uma versão do aparelho transparente criada especialmente para as crianças - o Invisalign First.

Por ser um aparelho confortável e praticamente invisível, oferece mais conforto para as crianças e isso faz com que elas cooperem mais com o tratamento.

Porém, apesar do Invisalign ser uma alternativa para o aparelho tradicional, é importante lembrar que seu uso deve ser avaliado com apoio de um especialista, uma vez que o planejamento e a execução do tratamento necessita de muito conhecimento.

Assim, procurar uma clínica de confiança e credibilidade, com profissionais especialistas capacitados que trabalhe com a missão de impactar profundamente na autoestima e confiança dos pacientes, é fundamental para a excelência no resultado. 


#invisalign #clinicaodontológica #campinas #sorriso



23 visualizações

Se preferir, ligamos para você!