Apneia Obstrutiva do Sono pode causar Infarto e até Morte súbita

Embora seja importante para a recuperação do corpo, dormir nem sempre é uma tarefa fácil. De acordo com o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros reclamam da qualidade do sono.

Apneia de sono podem resultar em infartos, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.

A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença crônica, que impede a passagem de ar para os pulmões. Sua causa é multifatorial, impactante e com alto grau de morbidade e mortalidade.

Pessoas com Apneia do sono frequentemente se queixam de sono não reparador(sensação de noite mal dormida), dificuldade de concentração, e essa situação de estresse crônico pode se manifestar no corpo causando doenças graves, inclusive aquelas que atingem o sistema cardiovascular.

Um bom exemplo é a Hipertensão Arterial, que pode ser causada e piorada pelo desenvolvimento de apneia do sono.

Arritmias cardíacas, como fibrilação atrial, podem até mesmo desaparecer quando o paciente começa o tratamento da apneia.

Outro problema que está ligado a apneia do sono é a morte súbita cardíaca e não cardíaca. Já foi provado que a as chances de morte súbita são maiores em pacientes com apneia não tratada que em pacientes sem apneia ou em tratamento.

Outro ponto a ser considerado é que muitos pacientes com apneia também relatam ter insônia. Portanto, após o tratamento, o acompanhamento é muito importante para observar se o paciente está controlado ou se haverá necessidade de algum ajuste ou mudança na terapia.