Embora seja importante para a recuperação do corpo, dormir nem sempre é uma tarefa fácil. De acordo com o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros reclamam da qualidade do sono.
A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença crônica, que impede a passagem de ar para os pulmões. Sua causa é multifatorial, impactante e com alto grau de morbidade e mortalidade.
Pessoas com Apneia do sono frequentemente se queixam de sono não reparador(sensação de noite mal dormida), dificuldade de concentração, e essa situação de estresse crônico pode se manifestar no corpo causando doenças graves, inclusive aquelas que atingem o sistema cardiovascular.
Um bom exemplo é a Hipertensão Arterial, que pode ser causada e piorada pelo desenvolvimento de apneia do sono.
Arritmias cardíacas, como fibrilação atrial, podem até mesmo desaparecer quando o paciente começa o tratamento da apneia.
Outro problema que está ligado a apneia do sono é a morte súbita cardíaca e não cardíaca. Já foi provado que a as chances de morte súbita são maiores em pacientes com apneia não tratada que em pacientes sem apneia ou em tratamento.
Outro ponto a ser considerado é que muitos pacientes com apneia também relatam ter insônia. Portanto, após o tratamento, o acompanhamento é muito importante para observar se o paciente está controlado ou se haverá necessidade de algum ajuste ou mudança na terapia.
#infarto #apneiadosono #apneia #hipertensãoarterial #mortesubita #odontologiadosono #ronco #roncar #comodormirmelhor #comopararderoncar #campinassp #rotinadascrianças #vidamoderna #osonodascrianças #sono #clinicaodontológicacampinas #ronco #dentistacampinas #apneiadosono #maternidadereal #maternidade #crianças #vidamoderna
Comments