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O que comer para ter uma noite de sono melhor?

Escolher bem os ingredientes do jantar ajuda a adormecer e evitar os despertares durante a madrugada - com nossas dicas, você vai dormir muito melhor!

Veja quais alimentos melhoram sua noite de sono!

A qualidade do nosso sono é, hoje em dia, um problema sério – tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Segundo Instituto do Sono, em São Paulo, os números referentes a apneia do sono têm aumentado nos últimos tempos, indicando que nosso descanso não tem sido tão reparador quanto deveria.


Há pequenas atitudes, no entanto, que podem fazer uma grande diferença nesse sentido. As escolhas que fazemos em relação à última refeição do dia, por exemplo, podem dar uma mãozinha à nossa noite de sono.


Confira 3 alimentos que irão estimular seu descanso:
1. Triptofano

O triptofano favorece a produção de melatonina no organismo, que além de regular o sono é antioxidante, possui efeitos neuroprotetores, efeitos anti-inflamatórios, melhora o sistema imune, entre outros. Além disso, ajuda a produzir a serotonina, induzindo à calma e sonolência.

Os alimentos ricos em triptofano são o peru, leite, carne, aveia, salmão, tomate, queijo branco, kiwi, nozes, amêndoas, leite de arroz e mel.

2. Magnésio

O magnésio pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, já que diminui os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e que desfavorece o sono. Além disso, aumenta a GABA, um neurotransmissor que promove o relaxamento e o sono.

Os alimentos ricos nesse mineral são alho, banana, nozes, amêndoas, ameixa seca, pão, feijão e arros integral, salmão e espinafre.

3. Alimentos ricos em ômega-3 e vitamina D

Os alimentos ricos em ômega-3 e vitamina D são fundamentais para a produção de serotonina, um químico cerebral que melhora o sono. Os alimentos ricos em vitamina D são azeite de fígado de bacalhau, salmão, leite, ovo, carnes, sardinha e manteiga.

Os alimentos ricos em ômega-3 são azeite de linhaça, salmão, sardinha, sementes de linhaça e de chia, atum, arenque e nozes.


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