70% das crianças diagnosticadas com TDHA possuem Distúrbio do Sono.

Privação de sono em crianças e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) exibem os mesmos sintomas. Esteja atento(a) para que não seja um diagnóstico errado, pois isso pode mudar o futuro do seu filho(a).

Muitas vezes, os sintomas da Apneia do Sono se assemelham aos sintomas do TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Eles estão cansados, mal-humorados e ansiosos devido à falta de sono.

Crianças que apresentam TDAH apresentam os primeiros sintomas antes dos 12 anos de idade, que são caracterizados como desatenção (na escola aparecem as dificuldades de aprendizagem), hiperatividade (crianças que não param) e impulsividade (sem paciência, “pavio curto”). Porém, para diferenciar estas características das crianças "normais, primeiramente é preciso entender que estes sintomas isolados podem ocorrer em outras situações, como estresse, privação de sono, Apneia do Sono.

A Apneia do Sono é uma pausa na respiração durante o sono, geralmente sem ronco ou ofegante. Todo mundo pode apresentar apneias ocasionalmente. No entanto, se ocorrer com muita frequência ou por longos períodos de tempo, pode causar uma diminuição nos níveis de oxigênio no corpo e interromper o sono.

Uma criança acordando à noite não descansa o suficiente para pensar ou agir da maneira que uma criança descansada pensaria ou agiria. É por isso que eles mostram que o TDAH diagnosticado erroneamente está acontecendo mais e mais.

Sintomas de que seu filho pode ter um distúrbio do sono:

Se seu filho ...

• Respira pela boca, definitivamente NÃO É NORMAL e tem consequências a longo prazo para a saúde;

• Adormece imediatamente depois que a cabeça bate no travesseiro;

• Ronca;

• Range os dentes;

• Acorda à noite;

• Tem acidentes noturnos ou acidentes diurnos;

• Tem problemas de controle de impulso;

• Tem olheiras;

• Tem dentes tortos ou uma mordida desalinhada;

• Acorda insanamente cedo;

• É irritável durante o dia;

• Não tem apetite.

Privação de sono em crianças e TDAH exibem os mesmos sintomas.

Vários estudos foram feitos (referências na parte inferior do post), onde crianças medicadas com TDAH foram tratadas para corrigirem os distúrbios respiratórios do sono, e dentro de 6 meses 70% das crianças tinham visto uma resolução nos sintomas e não estavam mais medicadas.

Se o "TDAH" foi curado é porque não era o TDAH. Pense nisso!

Isso significa que 70% dessas crianças foram diagnosticadas erroneamente com TDAH, quando na verdade tinham um distúrbio do sono tratável.

Assim, cuidado com os ESTIMULANTES prescritos pois eles não funcionam para distúrbios do sono. Se você é privado de sono, tomar um estimulante, é claro, vai ajudá-lo a se concentrar e sentir-se "normal". Mas o cérebro nunca descansa totalmente - e, portanto, os efeitos colaterais como: nervosismo, agitação, ansiedade, problemas de sono (insônia), dor de estômago, perda de apetite, perda de peso, náusea, ideação suicida.

Quão comum é o TDAH diagnosticado incorretamente?

Frequentemente.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o TDAH é o transtorno comportamental mais comumente diagnosticado para crianças nos Estados Unidos, com pelo menos 4,5 milhões de diagnósticos entre crianças menores de 18 anos.

Portanto, preste muita atenção em seus filhos e nos sintomas que ele apresenta. Por exemplo, uma tosse contínua pode ser que seu filho respira pela boca e tem uma apneia obstrutiva, que em muitas vezes te leva a buscar um pneumatologista (que não entende de medicina do sono) que irá prescrever um broncodilatador para amenizar a tosse e isso apenas irá camuflar o problema.

Logo, eu recomendo que se tenha 100% de certeza de que seu filho tem TDAH antes de iniciar qualquer medicação. Solicite aos seus médicos que façam um estudo do sono para descartarem os Distúrbios do Sono e ficarem mais seguros em relação ao diagnóstico.

Dr. Arnaldo Jamariqueli

CROSP 86.521