top of page
  • Intégra Odontologia

Coronavírus: doença é mais perigosa para idosos?

Os idosos ou aqueles que já sofrem de doenças como diabetes, asma ou hipertensão são os mais vulneráveis à nova epidemia de coronavírus.



Mas você deve estar se perguntando: qual a ligação entre implante dentário e coronavírus?

Estudos revelam que quase 50% dos idosos já perderam todos os dentes e apenas 2% têm todos os dentes saudáveis. Já é fato comprovado que a falta de um ou mais dentes pode ser mais prejudicial à saúde do idoso do que você imagina, podendo levar a uma redução na capacidade mastigatória e na capacidade de nutrição do idoso, o que consequentemente irá diminuir sua resistência imunológica, deixando-o mais exposto a outras doenças.


Quando pensamos na perda de um ou mais dente no curto prazo, pouco notamos as diferenças em nosso organismo, porém se pensarmos no longo prazo pode ocorrer uma subnutrição, uma vez que a digestão se inicia na boca e uma mastigação eficiente irá garantir uma correta absorção dos nutrientes.


Para a correção deste problema, hoje é possível corrigir a perda dental. A substituição dos dentes perdidos através de próteses e implantes permite restaurar e minimizar essas alterações decorrentes da perda dentária, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.


É muito importante falar que o novo vírus é pouco letal ( dados estatísticos) e houve pouquíssimas vitimas fatais com menos de 10 anos de idade. Até 39 anos, a taxa de mortalidade é muito baixa, 0,2%, e chega a 0,4% em pessoas acima de 40 anos. Chega a 1,3% em pacientes entre 50 e 69 anos e é de 8% naqueles que têm mais de 70 anos. No caso dos infectados com mais de 80 anos, a taxa sobe para 14,8%. (Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos)


E para aqueles que usam mascaras nas ruas, gostaria de dar um conselho, troque sua mascara no máximo a cada 2 horas, caso contrário, ela não terá efeito algum. Pesquisas revelam que mascaras de pano não é tão eficiente assim.



Se você deseja uma proteção que realmente seja eficiente, compre as máscaras cirúrgicas ou N95.

E por fim, gostaria de deixar uma pergunta para refletirmos:

Será que estamos envelhecendo com saúde?

Um grande abraço!


Dr. Arnaldo Jamariqueli

CROSP 86.521

Mestre e Especialista em Implante Dental



21 visualizações0 comentário
bottom of page