top of page
  • Intégra Odontologia

Sangue Oculto Positivo, pode ser problema de gengiva?

Certamente! A presença de sangue oculto nas fezes pode ser um sinal de problemas gengivais.




Embora possa parecer estranho, existe uma conexão entre a saúde bucal e o sistema digestivo.

A condição conhecida como doença periodontal, ou doença das gengivas, pode levar à presença de sangramento nas gengivas. Quando não tratada, a doença periodontal pode resultar em inflamação crônica das gengivas, danos ao tecido gengival e até mesmo perda óssea ao redor dos dentes e dos dentes.


A presença de sangue nas gengivas pode não ser perceptível durante a escovação ou uso do fio dental, mas esse sangramento pode ser engolido e passar pelo trato gastrointestinal. O sangue então pode ser eliminado nas fezes, resultando em sangue oculto nas fezes.


Em pacientes com doença periodontal, o simples fato de mastigar alimentos mais duros pode promover pequenos sangramentos na gengiva e consequentemente será deglutido juntamente com os alimentos.


É importante ressaltar que a presença de sangue oculto nas fezes não é exclusivamente causada por problemas gengivais.

Existem várias outras condições que podem levar a essa ocorrência, incluindo úlceras gástricas, pólipos intestinais, hemorróidas e até mesmo certos tipos de câncer.


Portanto, ocorrendo a presença de sangue oculto nas fezes, é crucial procurar um gastroenterologista para investigação adequada e diagnóstico preciso. No entanto, o dentista deve ser um profissional importante nesse processo, especialmente se você estiver enfrentando problemas gengivais ou tiver histórico de doença periodontal. Ele poderá realizar uma avaliação bucal completa.


Lembre-se sempre de manter uma boa higiene bucal, visitar regularmente o dentista e estar atento a quaisquer sinais de problemas gengivais, como sangramento, inflamação ou mau hálito. A saúde bucal desempenha um papel vital na saúde geral do corpo, e qualquer alteração deve ser tratada adequadamente para garantir o bem-estar a longo prazo.


Para mais informações sobre a Doença Gengival, visite nosso site clicando aqui! :)

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page